Maior distrito de Santa Maria em extensão, com 508,52 km², Santa Flora se destaca na produção do arroz, sendo local de uma indústria deste grão, o que movimenta as estradas do distrito, em especial, a Estrada Januário Chagas Franco.
Os pedidos que já são comuns nos distritos visitados pela reportagem, tornam-se ainda mais problemáticos pelo fato de que a população mal sabe dizer quem é o subprefeito da comunidade. Então, os moradores não sabem a quem recorrer antes de procurar o Executivo municipal. Com o constante movimento de caminhões que levam as cargas de arroz para os engenhos, as estradas se degradam e tornam o transporte mais demorado. O sócio-proprietário de uma empresa do ramo comenta o assunto:
– Nossas estradas são bastante exigidas porque somos fortes na produção, o que requer muita manutenção. Não temos maquinários nem subprefeito, e as estradas vão se desgastando. Recentemente foi patrolado, mas somos muito deficientes nisso – avalia Gilmar Marzari, 63.Da mesma forma pensa o motorista de caminhão Armando Tavares, 59 anos, que pede para que a estrada seja olhada com mais atenção:– Não pode haver o empedramento a cada dois ou três meses. É preciso que tenha o cuidado constante do poder público.
O distrito conta uma Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF), a Santa Flora, que atualmente passa por reforma de ampliação que prevê mais duas salas de aulas e dois banheiros, e a cobertura da quadra de esportes. Ambas devem ser entregues em fevereiro de 2023. Conforme o vice-diretor da escola, Marcos Vinicius Conceição, são 157 alunos atendidos e, em dias de chuva, algumas crianças deixam de ir à escola porque o transporte escolar não consegue ter acesso às casas. Este problema se concentra na Estrada do Pinheiro, que é mais assolada pelas ações do tempo.
Conforme Wagner da Rosa, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos prioriza as estradas principais de cada distrito, já que, em razão da instabilidade do tempo durante o inverno, principal obstáculo apresentado, é necessário centralizar os esforços nas estradas gerais.– Nossa prioridade são as estradas principais com acessos as escolas e creches e paradas de ônibus. A questão da safra também é levada em conta. Entendemos as reclamações sobre estradas secundárias, mas, nesse momento, precisamos aproveitar todo e qualquer tempo bom para fazer a manutenção das principais e mais movimentadas – argumenta.
Informações gerais:
Área – 508,52 km²População – 1.263 hab. (2000)Festas e atrativos – Festa da Soja e Igreja de Santa FloraSubprefeito – Ronaldo Lima
Leia a reportagem completa aqui